Publicado em 25/03/2025 por Lili Ahn
Esse é o primeiro post dessa série, que marca a volta do nosso Blog interagindo com atletas que praticam artes marciais Japonesas e mudaram as suas vidas quando decidiram fazer aquela aula experimental que a gente fica ensaiando para ir.
O intuito dessa série é interagir com Mulheres, trocando experiências, se conectando e mostrando que Dojo é sim lugar de Mulher! Bora inspirar meninas e mulheres a saírem da zona de conforto e interagir com outras mulheres que dividem experiências similares.
Nossa primeira atleta se chama Miriam (à direita na foto no Open de Kendo 2024, ela treina Kendo e Iaido há 2 anos na Associação da Província de Kagawa (AKK) em São Paulo. Ela conheceu as artes marciais japonesas pois seu genro tem ascendência Japonesa, e não para por aí, a Filha dela também treina, no Kendo Osaka também em São Paulo.
Em sua primeira aula experimental ela se surpreendeu pois tinham muitas mulheres jovens e segundo ela: da idade dela só ela kkk, disse que ficou chocada. Atualmente ela acredita que são mais de 30 atletas feminas.
Ao longo desses 2 anos ela sente que se sente muito empoderada, mais focada e disciplinada tanto no trabalho quanto em casa.
Perguntamos a Miriam também: "Qual conselho que você daria para uma Mulher ou Menina que está começando agora ou começou a poucos meses?"
"Comprometimento, disciplina, ouvir as orientações dos senseis, persistir mesmo errando . Com o tempo vai perceber o quanto se desenvolveu"